terça-feira, 16 de novembro de 2010

Toy Art

Toy Art é um termo que define o conceito de “brinquedo de arte”. É um brinquedo feito para não brincar, dirigido para pessoas com idade acima de 14 anos - especialmente adultos - e com o intuito de colecionismo e/ou decoração.

A Toy Art é uma vertente da arte contemporânea que surgiu nos anos 90, no Japão, quando dois artistas, convidados a participar da feira de brinquedos do país, apresentaram Comandos em Ação com roupas urbanas – em vez de uniformes do exército – e cabeças de outros personagens. A iniciativa, que teve grande sucesso entre o público da feira, foi seguida por outros designers e estilistas interessados em expressar-se de novas formas, o que deu origem à Toy Art.

Já existem no mundo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. A temática adulta, o uso de materiais alternativos e interpretações artísticas é o que difere um boneco de Toy Art de um brinquedo infantil. A Toy art possui uma linguagem visual bastante diferente, exibindo coelhos assassinos, bonequinhas deprimidas, interpretações de personagens de filmes ou de bandas de rock, monstrinhos feios e fofos, além de todo tipo de adaptação pessoal que seja possível.

Qualquer material pode ser utilizado para se fazer um toy art. Os nacionais são geralmente de tecido, feltro ou pelúcia, por serem de fácil manufatura e acesso. Já os importados costumam ser de vinil ou materiais plásticos, de processos bem mais caros e industriais. Existem também de madeira, metal, resina e até papel.

Os alunos da 7ª série conheceram essa mais nova vertente da arte contemporânea e ficaram surpresos em reconhecer a Toy Art em diversas estampas de mochilas, bonés e tênis, além de ilustrarem aberturas de programas de tv e inspirarem alguns desenhos animados.

O trabalho prático não poderia ser outro: Fazer Toy Art!! Em breve, fotos da grande exposição de Toys!

Nenhum comentário:

Postar um comentário